" É que Narciso, acha feio o que não é espelho"
Versos de ‘Sampa’, de Caetano Veloso
Narciso era uma das criaturas mais lindas já existentes. Por causa de sua beleza, as mulheres ficavam encantadas pelo jovem mancebo, filho de Cefiso e Liríope.
O nome Narciso ( narkhé = torpor, como em narcótico para nós) já parece indicar o que sua existência significaria: sua beleza entorpece, atordoa, embaraça a todos aqueles por quem ela é vista.
No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Com a sua beleza atraio o desejo de muitas ninfas, entre elas Eco, a qual foi repelida. Desesperada, esta ficou doente e pediu a Deusa Némesis que a vingasse.
Narciso, durante uma caçada, fez uma pausa junto a uma fonte de águas claras. Olhando-as, viu-se refletido nas águas e supôs estar a ver outro ser. Paralisado, nunca mais consegui desviar os olhos daquele rosto que era o seu. Apaixonado por si próprio, Narciso mergulhou os braços na água para abraçar aquela imagem que não parava de se esquivar. Torturado por esse desejo impossível, chorou e acabou por entender que era ele mesmo o objecto do seu amor. Ficou a contemplar a sua imagem até morrer. A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, então, no lugar onde morrera.
Segundo Freud, em vários de seus artigos, ele descreve sobre Narcisimo como "Neurose Narcisica" ,Freud teorizou que o narcisismo incluía a ego-absorção, amor pelo próprio ego e auto-engrandecimento.
Narcisistas são frequentemente fechados, egocêntricos e solitários. Se interessam por tudo que faça parte de si mesmo.
Se acham melhor que todos, tudo que possui é melhor, mesmo que tenha comprado algo igual ao do "amigo" ele vai dizer que onde comprou é melhor.
Excessiva importância ao corpo – Os narcisistas são sedutores de atenção, logo, têm de estar perfeitos ou “caminhar” para isso;
Tem razão em tudo que fala , "o dono da verdade", raramente assume a responsabilidade pelos problemas e, em vez disso, culpa os outros.
Gosta de ser o centro das atenções
Em seu trabalho, tem que se destacar sempre... é o profissional mais competente, segundo ele.
Ninguém presta em sua opinião, Ele/a drena você, vive da sua energia.
É autoritário
O narcisista expressa pouca emoção, não se apaixona, pois já é apaixonado do si mesmo;
Os narcisistas tratam os seus parceiros sexuais como troféus, divulgando-os para o mundo;
Inconscientemente, o narcisista não se acha o maior, mas quer convencer-se que seja. Porque no seu inconsciente mais profundo, ele é uma criança sem valor, daí a necessidade de constante valorização estrando ao mundo como são amados pelo mundo.
Psicóloga Sandra Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário