CULPA
Por: Cris Vieira
Se nada há que me aqueça esta frieza;
Se estou cheio de fel e de tristeza...
É de crer que só eu seja o culpado!
Antero de Quental, in "Sonetos"
Sentimos culpa , sempre fazemos algo que julgamos errado, por nós , ou pela sociedade. Ativamos a preocupação e passamos a rever mentalmente o "erro" várias vezes, numa tentativa de punição, pois o sujeito tem em si o anseio a perfeição, 'quanto melhor uma pessoa quer ser, menos ela admitirá erros".
A culpa surge como uma forma de a pessoa tentar superar ou dissimular a sua insignificância pela condição de ser humano", a culpa é o cultivo e manutenção da sensação de que tudo depende da pessoa e é ocasionado por ela.
Pessoas que cultivam esse sentimento, geralmente são controladoras e tudo deve sair como ela deseja, são manipuladoras , na tentativa que nada fuja ao seu controle, pois qualquer coisa errada, a culpa recaí sobre ela. A contradição entra neste momento, tentam a todo custo que tuda saia de forma correta, mas faz isso justamente porque sabem que nada é perfeito e algo vai dar errado, logo vai sentir culpa, como diz a psicanálise é um ganho secundário, a pessoa atrai a culpa e vive se punindo por isso, neste caso estamos falando já de um grau patológico, trata-se de uma dívida impagável". As consequências de guardar o sentimento vão desde tratar mal os outros, viver encontrando culpados para tudo, reclamar sempre; como depressão, alcoolismo, vício em drogas e isolamento.
Como Lidar:
O primeiro passo para enfrentar o problema é identificar o sentimento de grandeza. Depois, a pessoa deve saber que a vida não é controlável e que o ser humano pode errar. Segundo , é preciso entender a diferença entre responsabilidade e culpa. Culpa é o sentimento originado da ideia de que as coisas têm que acontecer como a pessoa quer, responsabilidade é assumir que você é responsável por suas atitudes.
O Tratamento psicólogico é necessário, pois, com a culpa outros sentimentos estão envolvidos, como a raiva e o medo; A Raiva quando vejo que algo fugiu ao controle, e como também, culpa por sentir raiva ( em nossa sociedade, raiva ainda é vista como sentimento ruim) e medo, medo de sentir culpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário